quinta-feira, 29 de julho de 2010

A INSTITUIÇÃO

Cooperativa de trabalho: o que é e vantagens da modalidade.

A terceirização de setores empresariais está ficando cada vez mais conhecida entre os empreendedores. Isso porque pode ser uma forma de diminuir os custos de um setor. 

Existem diversas maneiras de terceirizar o setor de uma empresa, mas, uma modalidade que está chamando a atenção dos empresários, é a Cooperativa de Trabalho. 

Esse modelo de contratação está sendo muito utilizado como uma maneira de economizar em um setor específico de uma empresa. 

Nesse modelo, o colaborador não cria nenhum tipo de vínculo empregatício com o empreendedor. Assim, o contratante fica isento das taxas trabalhistas da norma CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 

A Cooperativa de Trabalho deve ser explicada de uma maneira completa para que possa ser compreendida da melhor forma possível. 

Por isso, neste artigo, vamos explicar para você como funciona essa modalidade de contratação. 

O Que é uma Cooperativa de Trabalho?

De acordo com o Art. 2 da Lei 12.690, “Considera-se Cooperativa de Trabalho a sociedade constituída por trabalhadores para o exercício de suas atividades laborativas ou profissionais com proveito comum, autonomia e autogestão para obterem melhor qualificação, renda, situação socioeconômica e condições gerais de trabalho.”.

Em palavras mais simples, a Cooperativa de Trabalho é quando uma classe de profissionais, como da área da saúde, administrativa e outros, se juntam para oferecer seus serviços para o mercado visando o proveito comum. 

Diferente de outros tipos de empresa, a Cooperativa de Trabalho é gerida em conjunto com os colaboradores que fazem parte da união, de maneira democrática. 

De acordo com dados apontados pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), no Brasil, existem exatamente 13 áreas de atividade econômica do cooperativismo, sendo a Cooperativa de Trabalho uma delas. 

Como funciona uma cooperativa de trabalho? 

Em uma Cooperativa de Trabalho, os profissionais que participam são conhecidos como sócios cooperados — eles que prestam serviços aos clientes.  

Já as empresas que contratam esse tipo de serviço, são chamadas de ‘tomadoras’. 

Dentro de uma cooperativa, existem os colaboradores que prestam serviços administrativos para a própria cooperativa, que buscam novas parcerias com os tomadores. 

Além disso, eles também são responsáveis por buscar benefícios para os cooperador e fazer a gestão da produtividade da cooperativa. 

Os cooperados recebem seus benefícios pela produtividade. Portanto, para eles, é mais interessante produzir com qualidade, mantendo a satisfação do contratante. 

Como dito anteriormente, a Cooperativa de Trabalho funciona de maneira democrática. Então, as principais decisões, como eleição da diretoria e conselheiros, são definidas em Assembleia Geral.

____________________________________________________


COBOMCEAP, SOMOS TODOS COOP.

         As cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas à falência, constituídas para prestar serviços aos associados, distinguindo-se das demais sociedades. Portanto, a Cooperativa de Trabalhe e Bombeiro Civil do Estado do Amapá COBOMCEAP, fundada em 23 de Janeiro de 2008, por um grupo de pessoas de objetivos comum a atuarem no ramo de trabalho, fundamentada na Lei do cooperativismo no âmbito federal Nº 5.764/71 e a 12.690/2012.

• Auxiliar de Serviços Gerais.
• Agente de Portaria.
• Guarda Vidas em Piscinas.
• Bombeiro Civil.
• Brigadas de socorristas em eventos e atividades esportivas.

                      NOSSO PROFISSIONAIS.

       Nossos profissionais são altamente treinados, formados e capacitados, estão preparados para desenvolver suas atividades, respeitando os princípios e valores do sistema cooperativista, bem como todas as leis que regulam essa modalidade de trabalho, entre elas a Lei federal 12.690/2012, que dispõe sobre as normas a serem seguidas pelas Cooperativas de Trabalho Bens e Serviços.


   COBOMCEAP



A 15 anos praticando cooperativismo no Estado do Amapá.

Nenhum comentário: